Mobilidade Eléctrica

25/3/2021 11:03
Artigos Técnicos

A mobilidade elétrica tem evidenciado um rápido crescimento no Mundo, tendência que deverá aumentar nos próximos 5 a 10 anos

Já existem no mercado veículos elétricos para as mais variadas aplicações transporte de pessoas e de cargas. Por utilizarem motores elétricos que substituem, total ou parcialmente, os motores de combustão interna, os veículos elétricos emitem menos GEE (Gás de Efeito Estufa), menos poluentes atmosféricos e menores níveis de ruído que os veículos tradicionais.

A mobilidade eléctrica está relacionada à eletrificação do transporte, ou seja, visa possibilitar que as pessoas se locomovam utilizando veículos elétricos, tais como ônibus, bicicletas ou carros. Além dos veículos puramente elétricos, há os veículos elétricos híbridos, que utilizam sistemas de propulsão baseados em eletricidade e outro tipo de energia.

Para muitas pessoas, amobilidade elétrica ainda é um mundo distante, quase futurista, sobre o qual todos os tipos de coisas foram ditas e escritas. A verdade é que o carro elétrico está definido para se tornar o carro do futuro. Hoje, de acordo com o “Global Electric Vehicle Outlook 2018”, um estudo produzido pela Agência Internacional de Energia, existem mais de 3 milhões de veículos elétricos na estrada e aproximadamente 1 milhão destes foram comprados somente em 2017.Embora esta ainda seja uma pequena percentagem do número total de veículos circulando em todo o mundo, a frota de veículos elétricos cresceu cerca de 25vezes nos últimos 6 anos (Fonte: Bloomberg New Energy Finance).

Angola tem registrado um aumento exponencial na utilização de carros elétricos, hoje é muito frequente frotas de carros elétricos a realizarem atividade de táxi. Com a mobilidade elétrica é possível obter: Sustentabilidade, Flexibilidade e Ganhos Económicos.

Assim sendo é notório a necessidade de apostarmos na mobilidade eléctrica, com a criação de uma infraestrutura piloto de pontos de carregamento, de acesso público e âmbito local bem como adoção de regras que incentivam a aquisição de veículos eléctricos.

Os novos edifícios , a mais próxima da realidade angolana na sua portaria nº 252/2015 já introduz regras para Alimentação de Veículos Eléctricos.  

A mobilidade eléctrica é um importante contributo para a mobilidade sustentável e para o aumento da eficiência energética no transporte. Espera-se que este contributo seja cada vez maior, à medida que a autonomia dos veículos elétricos aumenta e, por conseguinte, um número crescente de utilizadores adere a esta nova forma de mobilidade.

Website em Manutenção...