Sistema AVAC

25/3/2021 10:59
Artigos Técnicos

Os sistemas de AVAC fornecem ventilação, reduzem a infiltração do ar e mantêm as relações de pressão entre espaços

AVAC - AQUECIMENTO, VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO

 

Os sistemas de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) são uma das grandes subespecialidades da engenharia mecânica. O objectivo do projecto de sistemas de AVAC é o de “equilibrar” o conforto ambiental com outros factores como os custos da instalação, a facilidade de manutenção e a eficiência energética.

 

A especialidade de AVAC inclui uma série de termos, alguns dos quais, são sumarizados.
 
Climatização é o termo genérico que designa o processo de tratamento de arou a forma de fazer alterar, isoladamente ou conjuntamente, a temperatura, a humidade, a qualidade e a velocidade do ar num local no interior de um edifício.


Inclui, portanto, as funções de aquecimento, arrefecimento, humidificação, desumidificação filtragem e ventilação. Se todas estas 6 as funções poderem ser activadas deforma conjugada, corresponde ao ar condicionado.
 
AQUECIMENTO
 
Forma de climatização pela qual é possível controlar a temperatura mínima nolocal a climatizar. O mesmo que “aquecimento ambiental”.


 
VENTILAÇÃO
 
Processo renovação do ar de um dado espaço, através de meios naturais ou mecânicos.


É do conhecimento de todos que a permanência ao ar livre aumenta o apetite, a capacidade de trabalho e a boa disposição.


Quanto mais puro for o ar, isto é, mais rico em oxigénio, melhor se desenvolvem as combustões internas do organismo e mais facilmente são eliminados os gases resultantes dessas combustões, expelidos pela respiração.


Sabe-se, por experiência também, que quando se reúnem várias pessoas num local privado de renovação conveniente de ar, ao fim de pouco tempo surge a sensação de mal-estar.


É certo que nem todas as pessoas se comportam do mesmo modo mas, mesmo as de melhor constituição sentem os efeitos nocivos duma atmosfera viciada.


Nestas circunstâncias é preciso que o ambiente em todos os locais onde permaneçam pessoas seja propício à sua saúde, isto é, em todos os locais de trabalho, de descanso e de recreio deve reinar uma atmosfera de ar puro.

 
Os vapores, gases e poeiras contidos no ar captados com dispositivos estudados devem ser removidos do mesmo, a fim de que ele possa ser libertado na atmosfera ambiente ou exterior devidamente purificado sem que ofereça, portanto, riscos à saúde das pessoas e danos ecológicos.

 

Website em Manutenção...